Empresários e Contabilistas x Junta Comercial do Estado de São Paulo.

EMPRESÁRIOS E CONTABILISTAS PEDEM MODERNIZAÇÃO DA JUNTA COMERCIAL  

 

 

Com a certeza de estar falando em nome da grande maioria dos empreendedores e profissionais contábeis paulistas, o presidente da Garutti Contábil, Marcus Jair Garutti, e o sócio da Granado Consultoria, Marco Antonio Granado, visitaram no último dia 13 de maio o novo presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi, e sua vice, Adriana Flosi.

 

Além de cumprimentar o ex-deputado federal e conhecido apoiador do empreendedorismo paulista, ambos tiveram uma reunião técnica com uma equipe da JUCESP, à qual apresentaram algumas reivindicações que, se atendidas, poderão melhorar em muito o ambiente de negócios no maior mercado brasileiro.

 

O primeiro assunto em pauta foi a constante substituição dos vogais ao longo dos processos da Junta, fato que provoca solicitações repetidas e a necessidade de retomar aspectos já resolvidos em etapas anteriores. “Várias vezes tudo recomeça, e você nunca chega a lugar nenhum”, lamenta Garutti, inconformado por não vigorar nessa área a mesma filosofia do Judiciário, onde normalmente se mantém o mesmo juiz até o desfecho do caso.

 

É igualmente preocupante, no entender de Garutti, a frequente ocorrência de erros nas fichas de histórico, também conhecidas como breves relatos, onde a fata de dados e a presença de informações inexatas têm sido causas constantes de solicitações protocoladas na JUCESP não irem adiante.

 

“A Junta hoje recebe 6 mil registros de empresas por dia e, evidentemente, essa é a grande dificuldade para que isso realmente funcione, o que tem causado grandes contratempos às empresas e suas contabilidades”, observa o empresário, lembrando que toda a vida de cada negócio está registrada nessa importante organismo do governo estadual.

 

O também empresário contábil Marco Antonio Granado concorda com a necessidade de que se aprimorem a organização e a alta tecnologia da repartição, para que ela forneça informações cada vez mais claras e objetivas, “única forma de a máquina de fato andar, facilitando a vida de todos”, argumenta.

 

Essa, aliás, foi a tônica do encontro mantido por ambos com o presidente Ihoshi, que nessa sua nova faceta junto como homem público está priorizando aspectos como a utilização em maior escala das assinaturas via certificação digital, aspecto com o qual pretende reduzir a burocracia, agilizar rotinas de uma forma geral, além de diminuir drasticamente o índice de fraudes contra a JUCESP.

 

 

Garutti Contabilidade & Assessoria S/S

Receba um contato rápido e efetivo para solucionar suas dúvidas. Preencha seus dados agora mesmo ou venha nos visitar.

Nosso horário de funcionamento:
Segunda a sexta 08:30 as 12:30 e das 13:30 as 18:00

 

R. Augusta - 1122 
Consolação - São Paulo - SP 
CEP: 01304-001 

 

11 3256-2333 
assessoria@garutti.com.br